Manejos orgânicos são abordados em dia de campo em Vera Cruz
2005-05-12
Para combater a cochonilha e a podridão parda, nada de agroquímicos. O pêssego, o figo e os citrus podem ser protegidos de insetos, fungos e doenças com uma mistura de enxofre, cal virgem, água e um pouco de farinha. A calda sulfocálcica pode ser preparada em casa e, além de economia para os agricultores, traz ganhos incalculáveis para a saúde dos consumidores e para o meio ambiente. É o que fruticultores de Vera Cruz aprenderam, no dia 10, em dia de campo do projeto Análise e implantação de sistemas de produção orgânicos, parceria que Unisc e Prefeitura mantêm desde 1998.
A mistura é aplicada com o pulverizador. Na cultura do pêssego, a imunização da copa contra pragas e doenças deve acontecer em maio em duas vezes. A demonstração foi feita pelo fruticultor Hildor Becker, proprietário da área em que aconteceu o dia de campo, em Linha Henrique Da Ávila. Prova de que os manejos ecológicos funcionam é a produção obtida por ele no ano passado: mais de cinco mil quilos foram comercializados.
O projeto, coordenado pela professora Erica Karnopp, é multidisciplinar. Envolve biólogos, geógrafos e agrônomos, além de estudantes das três áreas. Além da parte técnica, contempla a questão socioeconômica. - O propósito do trabalho é introduzir alternativas na região para diminuir os índices de agroquímicos - destaca ela. Além de Vera Cruz, a Unisc tem parcerias com Vale do Sol, Rio Pardo e Cerro Branco.(Gazeta do Sul,11/05)