Finep lança chamada com R$ 2 milhões para biodiesel
2005-05-12
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançou uma chamada pública no valor de R$ 2 milhões, não reembolsáveis, para apoiar financeiramente unidades produtivas de biodiesel associadas ao extrativismo ou à produção agrícola familiar.
Os projetos devem envolver universidades e instituições de pesquisa, obrigatoriamente em parceria com governos estaduais e municipais, além de empresas brasileiras, organizações não-governamentais, associações de pequenos produtores ou cooperativas agrícolas.
Do total dos recursos, 50% deverão ser aplicados nas regiões Norte e Nordeste.
Segundo nota divulgada nesta terça-feira (10/05), além da difusão da tecnologia, os projetos apresentados no âmbito desta chamada pública deverão servir de modelo para outras iniciativas de produção do biodiesel em agricultura familiar, além de divulgar as tecnologias e servir como unidades de treinamento para outras iniciativas em âmbito regional.
Os projetos também terão que indicar metodologias e precauções para a instalação de outras unidades produtivas e permitir a capacitação da mão-de-obra local, principalmente nos aspectos de operação e manutenção da unidade. Por fim, eles devem garantir a sustentabilidade econômica da cadeia produtiva onde a unidade estiver inserida. Mais informações em www.finep.gov.br/fundos_setoriais. (Agência Estado, 10/05)