Carga de amianto cai de caminhão na Via Anchieta
2005-05-12
Um acidente ocorrido na manhã de ontem (11/5) na parte sul da Via Anchieta, em São Paulo, causou o espalhamento de uma carga de 28 mil quilos de amianto crisotila (branco) que estava sendo transportado em embalagens de 50 quilos. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), no início da noite, já havia concluído o atendimento de emergência, por intermédio da Agência Ambiental de Cubatão. A carga era transportada por uma carreta da Transporte São Expedito Ltda.
O tombamento do veículo fez com que a carga se espalhasse na pista sul e no acostamento da Via Anchieta, na altura do quilômetro 50, no município de Cubatão. Os técnicos Enedir Rodrigues e Maurício S. Samogin, acionados por volta das 9h pela Polícia Rodoviária, dirigiram-se para o local, onde constataram que o produto atingiu também as galerias de águas pluviais.
Uma empresa especializada, contratada pela transportadora, procedeu à raspagem e remoção da carga da pista e das galerias, além do solo e vegetação contaminados. O material recolhidos foi encaminhado para a Mineração de Amianto Ltda, em Minaçu, GO, de onde procedia a carga com destino a um depósito no Guarujá, para posterior embarque em navio para a Indonésia.
O amianto é um produto mineral, sólido, considerado perigoso se inalado. Segundo os técnicos, como não houve a ocorrência de chuvas, não se registraram danos ao meio ambiente.
(Com informações da Cetesb)