Alemanha constrói o maior campo de energia solar do mundo
2005-05-12
Sobre uma área de 77 hectares, está sendo construído o maior campo de energia solar do mundo, a ser inaugurado no final deste ano em Arnstein, uma pequena comunidade da Francônia, região do sul da Alemanha. Lá, estão sendo instaladas 1,5 mil usinas solares que geram energia para um total de 3,5 mil lares.
O projeto é de duas empresas privadas, a Solon, de Berlim, e a SAG Solarstromag, de Freiburg. Com isto, a energia gerada aumentará para um total de 12,4 megawatts, mais do dobro do que gera o maior moinho de vento do mundo, que produz 5 megawatts.
O empreendimento custará 75 milhões de euros, financiados totalmente por investidores privados, que poderão adquirir suas próprias centrais de geração de energia a partir de um capital mínimo de 14,4 mil euros.
Segundo uma enquete realizada no início deste mês pelo Instituto Forsa, por encomenda do Ministério da Ecologia da Alemanha, cerca de 62% dos alemães acredita que se devem duplicar os investimentos em energias renováveis. Outra fonte de energia que esperam que ganhe terreno, nos próximos 20 a 30 anos, é a solar. Oitenta e cinco por cento dos alemães a vêem como a fontter idela para substituir fontes clássicas como petróleo, que tem o apoio de apenas 27%, as centrais nucleares, com 24%, e o carvão, com 22%. (Clarín, 11/5)