Coréia do Norte diz ter removido combustível de reator nuclear
2005-05-12
A Coréia do Norte informou ontem (11/5 ter removido combustível deum reator nuclear, passo que poderia proporcionar àquele Estado comunista mais plutônio para armas nucleares. Segundo informações oficiais do governo coreano, foram removidos, em tempo recorde, oito mil unidades, equivalentes ao necessário para abastecer uma planta nuclear piloto de 5 megawatts.
Em 10 de fevereiro último, a Coréia do Norte, pela primeira vez, havia declarado possuir armas nucleares. Recentemente, oficiais norte-americanos debateram se as fots de satélites indicariam que o país comunista estaria se preparando para a realização de seus primeiros testes nucleares. Alguns disseram que a vigilância de Kilju, uma área remota norte-coreana, sugere aos analistas que pelo menos uma agência fez uma possível preparação para os testes em um local que poderia ser utilizado para tal finalidade, mas essas informações são ambíguas, não tendo sido confirmadas.
Separadamente, em Tóquio, o embaixador dos Estados Unidos no Japão, Thomas Schieffer, disse a oficiais que, segundo New Komeito, de um partido pacifista do Japão, a Coréia do Norte estaria se preparando para novos testes nucleares. (NY Times, 11/5)