Israel e palestinos estudam recuperação do Mar Morto
2005-05-12
Israel, Jordânia e Autoridade Palestina fecharam um acordo para examinar a viabilidade de levar água ao Mar Morto, cujo nível vem baixando em um ritmo alarmante. O plano é transportar água do Mar Vermelho e também incluiria um projeto de irrigação e fornecimento de eletricidade para países vizinhos. A idéia é construir uma rede de dutos ou um canal ligando os dois mares, que estão a cerca de 250 quilômetros de distância. O projeto conta ainda com uma usina de dessalinização, de onde sairia água doce para o consumo na região.
O estudo a ser realizado pelas três partes vai examinar assuntos como impacto ambiental da construção e o que ocorreria caso a água do Mar Vermelho fosse misturada às famosas águas ultra-salgadas do Mar Morto.
O plano, no entanto, pode custar bilhões de dólares, e dificilmente os países envolvidos entrarão com recursos antes de ser assinado um acordo de paz.A questão do acesso à água é uma das mais polêmicas no Oriente Médio. Muitos especialistas prevêem até que isso possa ser um motivo para guerras no futuro. (Estadão, 11/5)