Sete mil litros de ácido clorídrico vazam em indústria paulista
2005-05-11
A Companhia Tecnológica de Saneamento Ambiental (Cetesb) está atendendo ao pedido de emergência devido ao vazamento de 7 mil litros de ácido clorídrico de um tanque da empresa Wiest Tubos, em Guarulhos. O acidente ocorreu na última sexta-feira (6/5). Segundo informações da empresa, o vazamento teria ocorrido quando da transferência do produto de um caminhão-tanque, da Sangin, do Rio de Janeiro, que estava estacionado no interior da indústria, para o tanque de armazenamento.
O produto vazado atingiu e formou poças na Rua João Alfredo e na rede de águas pluviais e de esgoto, acabando por atingir o Rio Baquirivu, um afluente do Rio Tietê, no Bairro Cumbica. O ácido clorídrico é corrosivo e em contato com água pode provocar a liberação de vapores irritantes. Em função disso, cerca de meio quarteirão a partir do local do vazamento foi isolado pela Defesa Civil e Guarda Municipal.
O Corpo de Bombeiros foi o primeiro órgão a chegar à empresa e dar os primeiros atendimentos. A Wiest contratou uma empresa especializada para proceder às ações emergenciais para controlar o vazamento e os danos ao meio ambiente e à população. Técnicos do Setor de Operações de Emergência da Cetesb orientaram as operações de neutralização e remoção do produto e continuam acompanhando a ocorrência. (Com informações da Cetesb, 10/5)