Reservas de água voltam a cair na Espanha
2005-05-11
A água armazenada em pântanos e corpos d água espanhóis voltou a diminuir nesta semana, quando foram perdidos 196 hectômetros cúbicos, o equivalente a 0,4%. Com isto, a capacidade de abastecimento está em 60% , segundo o Ministério do Meio Ambiente. O órgão corrigiu os dados da semana passada, que situavam as reservas em 59,6%.
Fontes do Ministério explicaram que, na semana passada, a disponibilidade era de 32.169 hectômetros cúbicos, estimativa errônea porque se estava contabilizando a bacia do Guadiana II (Huelva), a represa de Andévalo, que, embora construída, não está em funcionamento.
Ao contar a represa de Andévalo, estimava-se que a bacia do Guadiana II teria capacidade total de de 1.367 hectômetros e que, con 408 hectômetros represados, estaria com 29,8% de sua capacidade.
Agora, com a retificação do dado, a bacia do Guadiana II
tem capacidade total de 567 hectômetros cúbicos, disseram as mesmas fontes. A reserva hidráulica atual é, portanto, de 31.926
hectômetros, quase 9 mil hectômetros abaixo da do ano passado nesta mesma época.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, as precipitações voltaram a ser muito escassas em toda a península, com exceção do País Basco, onde chegou a cair 16,2 litros por metro quadrado, en San Sebastián. Ante a situação de extrema seca, a ministra Critina Narbona fez um apelo para que a população reconsidere o modelo de consumo de água. (El Mundo, 10/5)