Para Bush, energia nuclear é promissora
2005-05-11
O presidente norte-americano, George W. Bush, propôs, no último domingo (8/5), a redução as importações de petróleo com o aumento do uso da energia nuclear. Segundo ele, este último tipo de energia é uma das mais promissoras fontes.
–Há um problema, vamos pensar: reatores produzem eletricidade, petróleo não, disse. Os reatores nucleares produzem em torno de 20% da eletricidade utilizada nos Estados Unidos e cerca de 8% do total da energia consumida. O petróleo conta para 41% do consumo de energia.
Poderiam algumas dúzias de reatores, além doa 103 atualmente ativos, reduzir a particição do petróleo no mercado de energia? –Indiretamente, mas muito indiretamente, afirma Lawrence J. Goldstein, presidente da Fundação de Pesquisa da Indústria de Petróleo, entidade sem fins lucrativos que estuda a economia do setor de petróleo. As pessoas que pensam que a energia nuclear é uma forma de reduzir as importações de petróleo confundem diversas questões, acrescenta.
O ex-integrante da Comissão Regulatória Nuclear, Peter A. Bradford, acrescenta que nada que for conhecido sobre plítica energética poderá ligar a energia nuclear aos preços da gasolina.
Porém, no quebra-cabeças entre produção e consumo de energia, os especialistas apontam como uma opção substituir o petróleo usado para produzir eletricidade por meio de novos reatores nucleares. Mas a maior parte do óleo no setor de eletricicade já foi substituída pr carvão. Segundo o Departamento de Energia, no ano passado, as usinas de eletricidade usaram cerca de 207 milhões de barris de petróleo, menos de 600 mil barris por dia. Mas o consumo total de petróleo nos Estados Unidos é de aproximadamente 20,5 milhões de barris diários. (NY Times, 9/5)