Bacia do rio Uruguai pode gerar até 7 mil MW
2005-05-10
A bacia do Rio Uruguai, que separa o Rio Grande do Sul da Argentina e de Santa Catarina, tem capacidade para gerar de 6 mil a 7 mil novos MW - volume considerável se for levado em conta que os picos de demanda de energia do Estado estão por volta dos 4,2 mil MW.
O assessor técnico da Secretaria Estadual de Energia, Minas e Comunicações, Paulo Blessmann, acredita que o plano nacional de recursos hídricos, projeto do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), poderá provar isso. – A expectativa é de que até o final do ano o plano esteja concluído e que possibilite traçar estratégias para aproveitar os recursos do rio até 2020, destaca Blessmann.
O maior projeto que pode ser implementado no Rio Uruguai é a Usina Hidrelétrica Garabi. O empreendimento terá capacidade para uma geração de 1,8 mil MW e contará com investimentos de U$ 1,5 bilhão a US$ 2,0 bilhões, através de concessão binacional para projeto, construção e exploração. A implementação da usina está prevista para ser no município gaúcho de Garruchos, na fronteira com a Argentina. Esta obra, se efetivada, irá gerar de 8 mil a 10 mil empregos durante a construção e mais 300 empregos durante a operação, além de milhares de empregos indiretos.
A presidente do Comitê do Rio Ijuí, Maria Ligia Cassol Pinto, salienta que o plano nacional de recursos hídricos, além do potencial energético, avaliará os rios quanto às possibilidades de fornecimento de água para saneamento, agricultura, entre outras alternativas de aproveitamento. (JC 10/05)