Acidentes ambientais em municípios gaúchos são analisados
2005-05-10
Acidentes com cargas perigosas ocorridos em Alegrete, Veranópolis e Passo Fundo mobilizam desde a última sexta-feira (06/05) os técnicos do Seamb - Serviço de Emergência Ambiental da Fepam.
Hoje (10/5) estão seguindo para Passo Fundo a bióloga Cleonice Kazmirczak e o engenheiro-agrônomo Luis Fernando Wolff. Vão acompanhar os trabalhos de avaliação de danos ambientais após o derramamento de 15 mil litros de óleo diesel no no arroio Chifrãozinho, junto à BR-153.
Em Porto Alegre, está sendo redigido o laudo sobre o vazamento e incêndio de cerca de 20 mil litros de dissulfeto de carbono após acidente no quilômetro 572,5 da BR-290, próximo ao trevo de acesso ao município de Manoel Viana. O motorista do caminhão, de propriedade da transportadora argentina FJW Sat, perdeu o controle do veículo. Estiveram no local o engenheiro de segurança Vitor Hugo Rodrigues e o engenheiro-químico Renato Chagas.
Em Veranópolis, o chefe do Seamb, químico Luiz Fernando Guaragni, e o engenheiro-químico André Milanez avaliaram, na noite de sexta-feira o ocorrido com caminhão de GLP da empresa Minasgás no centro da cidade. O vazamento do produto gerou risco de explosão, evitada pela guarnição do Corpo de Bombeiros. O laudo da Fepam aguarda por perícia que está sendo feita no veículo pela Polícia Rodoviária Estadual.