Reciclagem evitou corte de 5 mil árvores na Espanha em 2004
2005-05-10
A recuperação e a reciclagem de vasilhames e de restos de medicamentos, no ano passado, na Espanha, evitou o corte de mais de 5 mil árvores e gerou energia suficiente para iluminar 40 colégios de 500 alunos cada um, durante um ano.
Através do Sistema de Gestão de Resíduios de Envases do Setor Farmacêutico (SIGRE), em 2004, foram recolhidas quase 1,7 mil toneladas de vasilhames nos coletores localizados em farmácias, o que supõe um aumento de 21% com relação ao ano anterior, enquanto que, para cada mil habitantes, recolheram-se uns três quilos ao mês.
Do total de vasilhames recolhidos, a reciclagem chega em torno de 30%, o que, em 2004, evitou o corte de 5 mil árvores, quer dizer, o equivalente a uma superfície arborizada de mais de 40 quilômetros de ruas em uma cidade.
Além disto, os envases que não se pôde separar do medicamento, como os de xaropes, pomadas e outros, destinaram-se à valorização energética, o que contribuiu para evitar a utilização de ourtos combustíveis sólidos e gerar energia para iluminar 40 colégios de 500 estudantes durante um ano. (El Mundo, 9/5)