Greenpeace protesta em frente à embaixada da Espanha por ativista argentino
2005-05-10
Mais de 50 membros da Greenpeace protestaram ontem (8/5) em frente à Embaixada da Espanha, em Buenos Aires, com cartazes e identificações judiciais de prontuário contra o julgamento a ser enfrentado pelo ativista argentino Daniel Rizzott, a partir de hoje (10/5).
Rizzotti, capitão do barco Rainbow Warrior (Guerreiro do Arco-íris), da Greenpeace, que se encontra na Espanha, enfrenta julgamento por bloquear barcos de guerra dos Estados Unidos durante os meses anteriores à invasão do Iraque, realizada a partir de março de 2003.
Outros quatro ativistas da ONG ambientalista foram detidos além de Rizzotti, que poderá ser condenado ao máximo de quatro anos de cárcere por desobediência, resistência e lesões graves.
Os cinco acusados foram detidos em 14 de março de 2003, semanas antes da invasão do Iraque, despois de participarem do bloqueio da Base Naval de Rota, perto do Estreito de Gibraltar, a bordo do Rainbow Warrior.
O emblemático navio da Greenpeace obstruiu a saída de navios nessa base militar. Os navios tinham como destino o Golfo Pérsico, para intervir como força de apoio na invasão para derrotar Saddam Husein. (Clarín, 9/5)