Gasfield tem cerca de 50% das perfurações de poços de petróleo na Califórnia
2005-05-10
Em Parachute, uma cidade localizada a 3 mil milhas de um sítio de perfuração, hotéis e cafés estão reprletos de trabalhadores da indústria do petróleo. Não é difícil distinguir quem é de fora e quem não é: as grandes picapes sem pára-choques traseiros são dos trabalhadores de perfuração.
A concentração de poços de gás e petróleo empurrou a maioria dos fazendeiros e plantadores para o condado de Gasfield. A comunidade está acostumada aos benefícios do negócio energético, e poucos são contra a perfuração.
A administradora da cidade de Parachute, Jaunita Satterfield, refere-se a si mesma como uma parte velha de um um poço de petróleo de Oklahoma. Segundo ela, a principal preocupação da cidade é a perfuração perto de Rulison, sítio protegido por reservas de água, localizado bem abaixo da zona de explosão.
Os residentes também temem que radionuclídeos tóxicos possam se espalhar através dos flares (chamas de controle da queima de petróleo), a partir de poços de perfuração. O casal Pat e Randy Warren, que vive em Battlement Mesa, a menos de uma milha de Rulison, num rancho de 37 acres, está prestes a se aposentar. Como muitas famílias da área, estão preocupados com o futuro da região. (Los Angeles Times, 9/5)