Canoas inaugura minizôo em junho
2005-05-06
O Minizôo do Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo, em Canoas, já tem data marcada para a sua inauguração oficial: dia 1º de junho. A data foi escolhida por marcar o início da 5ª Semana do Meio Ambiente de Canoas, que vai até o dia 5 de junho. O titular da Secretaria Municipal de Preservação Ambiental (Sempa), Marcos Aurélio Chedid, explica que o local já está em pleno funcionamento. Desde 10 de novembro de 2004, obteve o registro fornecido pelo Ibama.
O investimento para o Minizôo ficou em torno de R$ 140 mil. Atualmente, abriga 39 espécies diferentes, num total de 177 animais, incluindo aves, répteis e mamíferos. O secretário explicou que a proposta é inserir o Minizôo no contexto da educação ambiental. Por essa razão, a Sempa vem estimulando a visitação de escolas.
Durante as visitações, a comunidade é informada sobre a proveniência das espécies exibidas. Muitas são vítimas do tráfico ilegal e passam por um processo de readaptação à vida fora do cativeiro. Só permanecem aquelas que não terão mais condições de retornar ao ambiente natural. No futuro, o espaço também será utilizado para reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção.(Diário de Canoas, 05/05)