Qualidade do solo ameaça agricultura na União Européia
2005-05-06
A qualidade do solo na União Européia está sob ameaça. Mais de 16% das áreas agriculturáveis do continente estão afetadas pela poluição do solo. A informação é do Atlas Europeu do Solo. Medidas caras para aumentar a fertilidade do solo deverão significar mais pressão para a Política Agrícola Comum e para o sistema de subsídios da União Européia.>}
A urbanização, a mudança climática e a poluição causada por certas práticas agrícolas contribuem para a degradação do solo, afirma o documento.O atlas, produzido pelo Centro Conjunto de Pesquisas da União Européia, é a primeira avaliação completa do solo europeu. Segundo o relatório, mudanças em práticas de gestão são amplamente responsáveis pelo declínio da qualidade do solo europeu.
No Sul da Europa, cerca de 75% do solo contêm matéria orgânica – o que indica a sua fertilidade –, mas esse valor é suficientemetne baixo a ponto de causar preocupações. Na Inglaterra e na região de Wales, a percentagem de classificação do solo com matéria orgânica é ainda mais baixa, tendo subido muito pouco, da ordem de 35%, em 1980, para 42%, em 1995.
A agricultuda depende da saúde do solo. Mas mudanças na agricultura, no uso da terra e no clima estão ameaçando a saúde do solo em muitas áreas, disse Arwyn Jones, pesquisador do Centro Conjunto de Pesquisas. –Como o atlas aponta, devemos nossa existência a uma fina camada de solo e ao fato de chover, completou. Entre as maiores ameaças ao solo estão a erosão, a perda de conteúdo orgânico e a poluição indiustrial, que acarretam perda de biodiversidade. (BBC, 5/5)