Inversão térmica aumenta casos de doenças respiratórias
2005-05-05
Um fenômeno natural dos dias frios, a inversão térmica impede que a poluição se disperse no ar e aumenta a incidência de problemas respiratórios. As crianças são as mais atingidas. — Mudanças bruscas de temperatura prejudicam a saúde das pessoas. Com o organismo pouco vigilante, o sistema imunológico enfraquece e as doenças aparecem. Ambientes fechados, estresse e sono atrasado também influenciam, explica o otorrinolaringologista Luciano Rodrigues Neves, mestre pela Escola Paulista de Medicina.
A atenção com cobertores e malhas de lã deve ser redobrada. Durante as estações mais quentes do ano, as roupas de frio ficam guardadas e acumulam poeira, ácaro e bolor. —A preocupação com higiene ambiental deve ser redobrada. O correto seria lavar as roupas e guardá-las dentre de sacos para evitar contaminação.
Ambientes fechados e aquecedores também são inimigos das pessoas durante o frio. A propagação de vírus no ar é freqüente e o ambiente tende a ficar mais seco do que o normal. — O nariz, que funciona como um bom termostato, possui a função de aquecer o ar. Quando a temperatura é alterada, ele resseca e facilita a absorção de partículas de poeira.
Para evitar rinites alérgicas e outros problemas respiratórios, dr. Luciano Neves indica espalhar vasilhas de água pelo ambiente e beber muito líquido durante os dias frios. Mas ressalta a importância de procurar um especialista para indicar o tratamento correto. A auto-medicação, nesses casos, pode retardar a cura.