Ibama faz apreensão recorde de animais silvestres na região Norte
2005-05-05
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) realizou nesta quarta-feira (04/05) a maior apreensão de animais silvestres capturados ilegalmente nos rios e lagos do baixo rio Branco, na divisa de Roraima com Amazonas.
Os animais, 496 no total entre tartarugas, tracajás, jabutis e iaças, estavam dentro de uma embarcação de pesca, que foi retida de dentro da Estação Ecológica de Anavilhanas, em Novo Airão (115 km de Manaus).
Segundo o gerente-executivo do Ibama, Henrique Pereira, no mercado negro, uma tartaruga custa em média R$ 700. Ele disse que os sete tripulantes da embarcação foram detidos pela Polícia Civil por acusação de crime ambiental. Os animais apreendidos estavam em péssimo estado, sendo que 31 deles não resistiram aos ferimentos e morreram. Os demais ficarão em tratamento na sede do Ibama, em Manaus, e serão devolvidos ao rio Branco.
A operação faz parte do projeto Arpa (Áreas Protegidas da Amazônia). Em abril, uma outra embarcação foi retida no porto do Cacau Pirera com 180 animais, todos capturados na região do baixo rio Branco.
(Folha on-line, 04/05)