Feira em SP destaca avanço da produção orgânica
2005-05-05
Agricultores do Paraná vão participar da Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecológica, a Bio Brazil Fair, que começa sábado (07/05) em São Paulo. Os paranaenses vão expor nos estandes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Sebrae.
Os expositores integram as associações Alternativa Pé na Terra e a de Produtores de Orgânicos das Águas dos Rios Paraná e Piquiri. As duas entidades representam cerca de 400 agricultores, com propriedades em 24 municípios, localizados no noroeste do Paraná. Ao todo são cinco mil hectares de áreas certificadas. Na feira, serão apresentados os resultados alcançados no cultivo do café, acerola, soja, mandioca, limão, laranja e algodão.
Dos produtos expostos, o algodão será o destaque. A experiência paranaense é uma das três existentes no mundo e a única do Brasil a apresentar certificado de produção orgânica.
A atividade de agricultura orgânica começou há três anos. Hoje, denominado Programa Parceiros Orgânicos do Noroeste do Paraná, tem provocado mudanças na vida dos agricultores envolvidos com o projeto. A iniciativa é executada com o apoio do Sebrae no Paraná, Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Promovida pela Associação Brasileira de Medicina Complementar e pela Francal, a feira vai mostrar a importância da alimentação orgânica no combate ao estresse e à correria da vida moderna. O País deve fechar o ano com mais de 450 mil hectares totalmente direcionados ao cultivo de produtos orgânicos. (Página Rural, 04/05)