Cetesb interdita empresa química
2005-05-05
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), por intermédio da Agência Ambiental de Santo Amaro, interditou, na segunda-feira (2/5) duas caldeiras da empresa Paraquímica S.A. Indústria e Comércio, localizada na Rua Antônio Bandeira, 271, na Zona Sul da capital paulista. A empresa, que vinha gerando inúmeras reclamações da comunidade por causa das emissões de fumaça e odores, foi alvo de várias ações da agência ambiental, com sucessivas aplicações de autos de infração e imposição de penalidades de advertência e de multas.
Os esforços para enquadrar a empresa haviam sido protelados por diversas ações jurídicas impetradas por seus proprietários, da mesma forma como foram postergadas todas as adequações propostas para ajustar a empresa às exigências ambientais.
Nas mais recentes tentativas de enquadramento, a Paraquímica argumentou que estaria de mudança do local, propondo-se a apresentar um cronograma de desativação da unidade em questão, o que deveria ser concluído num prazo máximo de 60 dias. Ao oficializar seu compromisso de desativar as fontes de poluição que vêm causando incômodos à população, no entanto, a Paraquímica dobrou o prazo com o qual havia se comprometido.
Diante desse fato e do registro de 27 reclamações dos moradores do entorno em um período de apenas 10 dias – de 31 de março a 10 de abril de 2005 –, a diretoria de Controle da Poluição Ambiental da Cetesb propôs a interdição definitiva da empresa, o que foi aprovado pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado.