Empresa chilena processada por agredir meio ambiente
2005-05-05
Na última quinta-feira, o Estado chileno apresentou uma ação judicial contra a empresa Celulosa Arauco e Constitución (CELCO) por agressões ao meio ambiente. A empresa é acusada pela contaminação do santuário natural Rio Cruces, ao sul do país, fato que causou a massiva morte de cisnes de pescoço negro.
É a primeira vez que, no Chile, o Estado move uma ação judicial contra uma empresa influente, pertence ao grupo Angelini, um dos mais poderosos do país.
O Conselho de Defesa do Estado apresentou à Corte de Apelações de Valdivia a ação judicial, após conhecer os resultados de um estudo realizado pela Universidade Austral de Valdivia, que responsabiliza a planta de celulose da CELCO pelo desastre ambiental do Rio Cruces.
Nesta quarta-feira (4/5), foi apresentado, na sede Huechuraba, na Universidade Maior de Santiago, o documentário A Tragédia dos Cisnes do Santuário e dos Rios de Valdivia, que foi elaborado com base nos registros realizados no final de 2004 e nos primeiros meses de 2005.
Uma das organizadoras do evento, a estudante de medicina veterinária, Susana Henríquez, disse que documentário foi produzido para criar consciência da importância de cuidarmos da natureza.(Eco Agência, 4/5)