Governo do Japão quer mudar hábitos para salvar energia no verão
2005-05-05
O aumento das temperaturar no Japão, nos últimos dias, indica a chegada da temporada de calor. Às vésperas de mais um verão, o primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi, está incentivando a população japonesa a economizar energia a partir da mudança de hábitos. Um deles é usar roupas mais leves, menos formais e apertadas como os tradicionais paletós e gravatas de executivos.
Com isto, segundo o premiê, seria possível salvar mais energia com o menor uso de aparelhos de ar condicionado nas construções do governo e mesmo dos trabalhadores da iniciativa privada.
A palavra de ordem é relaxar e mudar o visual. Koizumi planeja dar o exemplo. Na abertura da campanha nacional, em março, voltada para a redução das emissões de gases de efeito estufa, visando ao Protocolo de Kyoto, ministros do governo estavam de pescoço nu (sem gravata) e de bermuda. –Neste verão, em princípio, os ministros não vão usar nem gravatas, nem casacos, disse o premiê, acrescetnado que a medida tem por objetivo a economia de energia.
(LA Times, 4/5)