Fepam apresentará Serviço de Geoprocessamento
2005-05-05
O segmento empresarial do Rio Grande do Sul, após contato inicial com algum setor da Fepam, encontra no Serviço de Geoprocessamento, vinculado ao Departamento de Qualidade Ambiental (DQA), um moderno sistema de coleta e análise de dados que integra imagens de satélite e de bases cartográficas digitais, informações de campo coletadas com apoio de GPS e as que já estão lançadas no banco de dados da Fundação. O resultado é uma ferramenta que serve como instrumento de gestão, acelera o planejamento ambiental, apóia o licenciamento e permite uma abordagem regionalizada do processo.
O trabalho desenvolvido pela equipe de quatro técnicos coordenada pela geógrafa Liliam Ferraro será apresentado na Globaltech – Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, que acontecerá entre 17 e 22 de maio, na FIERGS. Constituído no final da década de 90, o Serviço de Geoprocessamento facilita a definição e consolidação de regras para zoneamento de uso dos recursos naturais ao vincular a qualidade ambiental e o atividades antrópicas.
Os resultados do cruzamento dos dados são apresentados ainda, em estudos como o Zoneamento Ecológico-Econômico do Litoral Norte e, para o setor de geração de energia a partir de hidrelétricas, o que envolveu as bacias hidrográficas dos rios Taquari/Antas e Ijuí. Outras ações relacionam-se com as atividades de suinocultura (especialmente na bacia do Turvo, na região de Santa Rosa), irrigação (predominância da lavoura orizícola) e silvicultura.
Tais estudos são desenvolvidos em conjunto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, através do DRH – Departamento de Recursos Hídricos, e do DEFAP – Departamento de Florestas e Áreas Protegidas e com a FZB – Fundação Zoobotânica. O acesso à cartografia básica do RS em meio digital permite a identificação de limites municipais, curvas de nível, estradas, hidrografia e demais feições ambientais. São informações que ainda só estão disponibilizadas na sede da Fepam mas há projetos em desenvolvimento para inclusão no site e acesso online, como já ocorre com todas as licenças prévias (LP), de instalação (LI) e de operação (LO) por ela emitidas.(Fepam, 4/5)