Biogás gerado pela suinocultura desperta interesse de produtores
2005-05-04
Cerca de 63 pessoas, entre técnicos e produtores, participaram em 27/04) do Dia de Campo sobre o Uso de Biogás como fonte de energia para transporte e distribuição de dejetos suínos, organizado pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Agropecuária, e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
O evento foi realizado em uma propriedade rural de Barra Fria, localizada na Bacia Hidrográfica do Lageado Fragosos, interior do município de Concórdia. O evento faz parte do Projeto Suinocultura Santa Catarina, integrante do Programa Nacional de Meio Ambiente - PNMA II. De acordo com o técnico da Epagri, Zemiro Massotti, o objetivo do Dia de Campo foi o de demonstrar ao público que é viável a utilização do Biogás, gerado pelo Biodigestor, como fonte de energia em motores estacionários a diesel para o transporte dos dejetos suínos. Ele explicou ao público que para a distribuição e a utilização correta do biofertilizante é necessário, antes da aplicação na lavoura, a realização da análise de solo, o conhecimento da necessidade de adubação da cultura e o conhecimento da concentração de nutrientes no biofertilizante. Em seguida, o técnico da empresa Raimaq falou sobre a bomba de transporte de dejetos, acoplada ao motor estacionário a diesel, adaptado para trabalhar com Biogás, e fez demonstração prática do transporte e distribuição do biofertilizante.
Os produtores presentes ouviram com atenção depoimentos de produtores que já utilizam a tecnologia do Biodigestor sistema em suas propriedades. Um destes produtores é Amélio Neis, de Ipumirim - SC, que há quinze anos possui um biodigestor em sua propriedade e acredita que é uma tecnologia muito importante sob o ponto de vista ambiental, principalmente. (Página Rural, 03/05)