Funai aplica programa de desenvolvimento indígena em Raposa Serra do Sol
raposa serra do sol
terras indígenas
2005-05-04
A Fundação Nacional do índio (Funai) está implementando um programa para as comunidades indígenas de Raposa Serra do Sol, em Roraima. Este é o primeiro passo para o projeto de desenvolvimento sócio-econômico e sustentável da região por meio de atividades produtivas com recursos naturais. A equipe da Funai, que está na região desde a última quinta-feira (28/4), é integrada por profissionais das áreas de meio ambiente, pesquisa, educação, atividades produtivas, fiscalização e regularização fundiária.
O programa faz parte das ações do governo brasileiro, previstas após a homologação da terra indígena no último dia 15 de abril. Um dos integrantes da equipe e diretor de assistência da Funai, Slowacki de Assis, explicou que propostas entre as comunidades e a secretaria do Índio já estão sendo discutidas. — Queremos que o plano seja real e não uma simples lista de pedidos e de reivindicação. Estamos trabalhando com a perspectiva de montar um plano capaz de ser executado.
A assessoria do ministério da Justiça informou que o programa envolverá recursos da ordem de R$ 3,5 milhões, mas o diretor garantiu que valores reais ainda não foram discutidos. Afirmou, no entanto, que a Funai utilizará parte do próprio orçamento para implementar as ações, e contará com recursos de ministérios e de acordos e convênios que ainda serão criados.
Entre os integrantes da equipe está o coordenador Regional da Amazônia Ocidental, Izanoel Sodré, a assistente técnica da Diretoria de Assistência, Leia Uapixana, o coordenador geral de Estudos e Pesquisas, Cláudio dos Santos Romero, o coordenador Geral de Assuntos Fundiários, José Aparecido Briner.
A idéia do grupo era de permanecer em Roraima até a próxima sexta-feira (6), mas o prazo poderá ser prorrogado diante da dimensão do trabalho a ser executado. Dentro de um mês, Slowacki de Assis acredita que o projeto começará a ser posto em prática. (Agência Brasil, 3/5)