Os Verdes querem campos de golfe com gestão ambiental obrigatória
2005-05-04
O Partido Ecologista português Os Verdes (PEV) apresentou ontem (3/5), ao Parlamento, um projeto-lei que defende um programa de gestão obrigatório para os campos de golfe, a fim de melhorar o desempenho ambiental e reduzir os gastos de água.
De acordo com o projeto de lei, os campos de golfe deveriam ter sistemas de recuperação de água para rega, definir zonas de rega para evitar usos excessivos de água, restringir o uso de fertilizantes e pesticidas, usar relvas com menor necessidade de água, adotar medidas de eficiência energética e definir de metas de redução, reciclagem e valorização de resíduos.
Lembrando a proliferação descontrolada dos campos de golfe pelo país, Os Verdes justificam a sua iniciativa com a questão do uso eficiente de água, já que muitos deles se abastecem a partir de captações subterrâneas.
A Federação Portuguesa de Golfe elogiou a iniciativa legislativa, mas salientou que cerca de 20% a 30% dos mais de 60 campos de golfe existentes em Portugal têm um sistema de gestão ambiental certificado ou têm processos de certificação a decorrer. (Ecosfera,4/5)