Maior morcego da Europa passa o inverno na Catalunha
2005-05-04
Uma equipe de investigadores constatou, pela primeira vez, a presença assídua de um morcego gigante (Nyctalus lasiopterus), a espécie de maior tamanho da Europa, em um local do parque da zona vulcânica de la Garrotxa.
A descoberta foi feita por Jordi Camprodon, do Centro Tecnológico Forestal da Catalunha, e por Carles Flaquer, do Museu de Ciências Naturais de Granollers. Trata-se de um indivíduo macho encontrado pela primeira vez na zona do bosque e que, segundo indicações dos descobridores, passa o inverno na Catalunha.
Este tipo de morcego pode chegar a medir até meio metro e caracteriza-se por ser a única espécie européia que caça pássaros, embora alimente-se de insetos. É um animal migrador, capaz de percorrer mais de 800 quilômetros, e vive em habitat florestais, sobretudo em bosques caducifólios, onde busca locais escuros para refugiar-se.
O Centro Tecnológico Forestal e o Museu de Ciências Naturais, com o financiamento do Departamento de Meio Ambiente da Espanha, realizou esforços para conhecer o estado das populações de morcegos florestais da Catalunha, segundo informam ambos os centros, em um comunicado.
Estes conhecimentos permitirão a captação de novos dados para a melhoria da gestão e a conservação de bosques, bem como para a preservação da biodiversidade. (El Mundo, 3/5)