Kirchner subsidiará petroleiras que investirem para produzir mais gás
2005-05-04
O governo argentino prevê anunciar, em breve, um pacote de incentivos fiscais para as companhias que aumentarem investimentos em petróleo e produção de gás. O programa tem o aval do presidente Nestor Kirchner e reflete a intenção oficial de aumentar a geração de energia para que o país saia da crise energética.
O plano deverá ser de longo prazo, pois não existe garantias de abastecimento energético na Argentina para o futuro. Segundo o jornal Clarín, o anúncio do pacote será feito em duas partes. Ele tem três medidas principais. Na sexta-feira (6/5), Kirchner anunciará um novo investimento para ampliar a capacidade do gasoduto San Martín, de modo que ele transporte 4 milhões de metros cúbicos.
Mas o pacote principal será conhecido apenas na metade de maio e inclui um sistema para a devolução do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) para todas as companhias que façam investimentos em gás e petróleo no futuro.
Também será permitido às companhias acelerar a amortização desses investimentos, a fim de melhorar os resultados contábeis das empresas que fazem os investimentos. Esta segunda parte do plano deve ser anunciada provavelmente no dia 18 de maio. (Clarín, 3/5)