Aprovada a construção do quinto parque eólico no Rio Grande do Sul
2005-05-03
O Rio Grande do Sul recebeu autorização para instalar seu quinto parque eólico. O consórcio Elecnor/Enerfin vai construir uma usina de 7,56 MW no extremo norte da Lagoa dos Patos, em Palmares do Sul.
O projeto foi habilitado pela Eletrobrás na 3ª reclassificação do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (Proinfa), que garante a compra de energia por 20 anos. O investimento será de cerca de US$ 10 milhões. O parque eólico em Palmares do Sul deve entrar em funcionamento até dezembro de 2006.
O secretário de Minas, Energia e Comunicações Valdir Andres disse ontem (2/5) que a Zona Sul do Estado ganhará mais segurança e estabilidade no abastecimento de energia com a instalação deste parque eólico, com capacidade para abastecer uma cidade de 25 mil habitantes, ou seja, o dobro da população de Palmares do Sul.
Outros parques
Os demais parques eólicos confirmados para o RS serão instalados em Tramandaí, pela empresa Elebrás/Innovent, com capacidade de 70 MW, e em Osório, pela Elecnor/Enerfin, que terá três sítios com 50 MW de potência instalada cada um. Osório terá o maior parque eólico da América Latina e o segundo maior do mundo.
Projetos aprovados pelo Proinfa no RS
PCHs
- Da Ilha: 26 MW, em Antônio Prado
- São Bernardo: 15 MW, em Barracão/ Esmeralda
- Caçador: 22,5 MW, em Nova Bassano/ Serafina Correia
- Carlos Gonzato: 9 MW, em Campo Novo
- Cotiporã: 19,5 MW, em Cotiporã
- Jararaca: 28 MW, em Antônio Prado
- Linha Emília: 19,5 MW, em Dois Lageados
- Esmeralda: 22,2 MW, em Barracão/ Pinhal da Serra.
EÓLICA
- Elebrás/Innovent: 70 MW, em Cidreira
- Elecnor/Enerfin: 150 MW, três parques eólicos em Osório
- Elecnor/Enerfin: 7,56 MW, em Palmares do Sul
BIOMASSA
- GEEA/Pilecco: 8 MW, em Alegrete
(Por Orestes de Andrade Jr., especial para o Ambiente JÁ)