Fundação Gaia busca recursos para projetos que homenageiam Lutzenberger
2005-05-03
Por Débora Cruz
Os três anos de falecimento do ambientalista gaúcho José Lutzenberger – completos no dia 14 de maio - serão lembrados pela Fundação Gaia através de dois projetos na Casa de Cultura Mário Quintana, em Porto Alegre: uma peça de teatro infantil e a revitalização do espaço ecológico Jardim Lutzenberger.
O espetáculo, intitulado O Mundo é Assim..., de Christian Goldschmidt e Vera Potthoff, deve estar em cartaz a partir de julho no teatro Bruno Kiefer da CCMQ. A peça tem como foco o meio ambiente e é destinada aos estudantes da rede pública de ensino da região Metropolitana. Segundo Christian Goldschmidt, o objetivo é aliar a questão ambiental com a social, proporcionando aos alunos de escolas públicas acesso gratuito ao teatro.
Com coordenação do fotógrafo e paisagista Paulo Backes, a reforma do Jardim Lutzenberger prevê o rearranjo dos vasos e banheiras e a implantação de coleções temáticas (rupestres, trepadeiras, tropicais, aquáticas, medicinais, cactáceas, carnívoras). O período atual é de captação de recursos, cerca de R$ 193,4 mil tanto para a realização da peça quanto para a revitalização do espaço ecológico. As empresas que patrocinarem a iniciativa terão isenção fiscal. Em breve deve ser lançado também um documentário sobre a atuação e a vida de Lutzenberger. Dirigido pelo cineasta Frank Coe, For ever Gaia começou a ser filmado em 1996 e está em fase de finalização.