Situação da seca está amenizada em Portugal
2005-05-03
A situação de seca em Portugal melhorou na última quinzena de abril, com a percentagem de território com níveis mais extremos descendo de 80% para 63%, anunciou nesta segunda-feira (2/5) o Instituto da Água (Inag), na segunda reunião da Comissão para a Seca 2005.
Na primeira quinzena de abril, os piores níveis de seca (severa e extrema) atingiram 80% do território, o que revela uma melhoria de 17%no total da zona afetada. Apesar de a situação ter melhorado em termos quinzenais, o secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, explicou que a seca se agravou em termos mensais, quando comparado todo o mês de abril (63% de seca severa e extrema) com o mês anterior (52%).
Não obstante, Humberto Rosa classificou a situação actual como não preocupante. O número de pessoas afetadas por problemas de abastecimento de água também baixou, de 32 mil na primeira quinzena de abril, para 8,4 mil pessoas no final do mês. Esta redução explica-se pela precipitação no final do mês na região Norte.
–O número de pessoas afetadas baixou porque o conselho de Bragança pode ser retirado da lista devido à precipitação, explicou Humberto Rosa, no final da reunião.
–Não temos conhecimento de portugueses sem abastecimento de água, afirmou o secretário de Estado do Ambiente. Os efeitos mais negativos da seca têm sido registados no sector da agricultura, sublinhou. Quanto a medidas em curso para minimizar os efeitos da seca, Humberto Rosa destacou a avaliação da carga de peixes nas albufeiras e o aumento da vigilância da direção-geral de Saúde e do Instituto Regulador das Águas e Resíduos (Irar) sobre a qualidade da água. (Ecosfera, 2/5)