Tratado contra prolieferação de armas nucleares fica obsoleto, diz ONU
2005-05-03
O titular das Nações Unidas, Kofi Annan, afirmou ontem (2/5) que o Tratado de Não-proliferação de Armas NUcleares (TNP), que guia a luta contra a expansão de armas nucleares, corre o risco de ficar obsoleto e precisa ser atualizado.
–A verdade é que o atual regima de não proliferação não seguiu o ritmo da tecnologia e da globalização e que numerosos acontecimentos destes últimos anos correm o risco de convertê-lo em obsoleto, declarou Annan.
Seu discurso na ONU ocorreu durante a abertura de uma conferência destinada a fortalecer o TNP, que começou a ser aplicado em 1970.
O titular do organismo sustentou que a comunidade internacional deve fortalecer o TNP antes que a brecha entre as promessas e os atos seja irreversível. Neste sentido, intimou aos 188 Estados membros do tratado que deixem de lado a retórica e a política e avancem rumo a um mundo sem armas nucleares.
Em dezembro de 20o2, a Coréia do Norte expulsou os inspetores da Agência Internacional de Energía Atómica (AIEA) e retirou-se do TNP em janeiro de 2003. Agora diz ter bombas atômicas. Por isto, Annan exortou às nações membros do TNP para que fortaleçam o acordo, especialmente logo da retirada de um dos Estados. (Clarín, 2/5)