Asbesto: ameaça escondida na Califórnia
2005-05-03
Asbesto, um mineral com qualidades letais, foi encontrado no solo das montanhas de Sierra, subúrbio de Sacramento, na Califórnia, e pode ameaçar o futuro da comunidade local. Há medo que que a população seja contaminada a partir do solo.
Os veios do solo onde o asbesto está sendo encontrado é na área onde antigamente havia minas de ouro. O amianto, como é também conhecido o mineral, é liberado no solo e pode facilmente penetrar nos pulmões pela respiração.
A pequena comunidade, repleta de minimansões, agora está nocentro dos debates sobre o que fazer.
O medo do asbesto levo à realização de reformas de US 2,5 milhões na Escola Oak Ridge, onde foram retiradas todas as superfícies cobertas com concreto, em uma reforma preparatória para receber 1,8 mil estudantes, no último outono.
Autoridades da área de sáude dos Estados Unidos estão advertindo para os riscos de aumento dessa exposição — atletas, corredores e treinadores –, recomendando a eles que mantenham checkups regulares do pulmão, para evitar câncer, asbestoses e outros problemas causados pela fibra.
Testes realizados em playgrouds deixaram a população ainda mais preocupada, pois foram detectados vestígios do mineral neses locais.
Os tipos de formação rochosa contendo asbesto, naturalmente, nas colinas de Sierra, são encontrados na área leste da beira-mar e em locais estrangeiros, como Grécia e Turquia. As autoridades estão de olho em El Dorado, um condado com 3 mil habitantes.Dois estudos realizados na comunidade, para verificar as taxas de cânc, mostraram a formação de conglomerados de pessoas com esses sintomas.
A Agência de Proteção Ambiental, que ordenou a realização de testes no Parque Comunitário Dorado Hills marcou um encontro com a comunidade para a próxima sexta-feira (6/5), quando vai fazer alertas e tratar da situação. (Los Angeles Times, 2/5)