Ecopneus acabam com epidemia de dengue no Rio de Janeiro
2005-05-02
O verão carioca, conhecido pela visita maciça dos turistas, também sempre se viu às voltas com outro visitante indesejado: o mosquito da dengue.
Nos últimos três anos, uma iniciativa louvável do Departamento Municipal de Limpeza, a Comlurb, praticamente eliminou um dos seus maiores focos de proliferação.
Em 2002, criou postos de recolhimento de pneus usados em toda a cidade. Somente na zona oeste são 20 locais chamados de Ecopneus.
Destes locais foram recolhidos somente no primeiro trimestre deste ano quase um milhão de toneladas de pneus. São encaminhados para São Paulo, onde são triturados e reutilizados na indústria cimenteira e na produção de asfalto. Alguma coisa vira peça de artesanato como bolsas e sapatos, mas vendem pouco acabam tornando-se apenas objetos de exposição. César Ballona, gerente da Coleta Seletiva da Comlurb, explica que o projeto Ecopneus é uma parceria realizada com a Associação Nacional da Indústria Pneumática (ANIP) e será ampliada para todos os pontos da cidade. (Por Carlos Matsubara)