Diretor da ANA escolhido para abrir congresso internacional sobre águas
2005-05-02
O diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), professor Benedito Braga, será o palestrante emérito na abertura do 12º Congresso Mundial de Águas, que será realizado em Nova Delhi, Índia, de 22 a 25 de novembro deste ano. O anúncio foi feito no último dia 27 de abril pela diretoria da Associação Internacional de Recursos Hídricos (IWRA), por meio de seu presidente, Aly M. Shady. – É uma grande honra ter o professor Benedito Braga conosco, em reconhecimento à sua excelência e contribuições para o gerenciamento de recursos hídricos, no planejamento e práticas, nacional e internacionalmente, disse Shady. – Ele também continua a dedicar suporte e serviços constantes à comunidade global da água em sua carreira, acrescentou.
Braga tem dado grande contribuição com desenvolvimento e aplicação de modelos matemáticos para a operação de sistemas de multi-reservatórios, bem como modelos decisórios de múltiplos objetivos e sistemas de apoio à decisão para gerenciamento em tempo real dos sistemas de recursos hídricos.
Uma das maiores contribuições do atual diretor da ANA tem sido no sentido de implementar soluções para problemas como enchentes na região metropolitana de São Paulo, bem como na área de controle climático com uso de recursos de satélites e radares. Também colaborou para a regionalização hidrológica nos Estados de Mato Grosso do Sul e Pernambuco
Professor de Engenharia Hidráulica da Universidade de São Paulo, Braga treinou numerosos profissionais que fizeram carreira nesta área. O professor também tem importante papel como vice-presidente da AWRA, tendo sido membro do Comitê Internacional do Programa Hidrológico da Unesco de 1995 a 2000, coordenador de projetos da Agência das Nações Unidas para a Proteção Ambiental (Unep) e da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.
Nacionalmente, o professor Braga também participa da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) na definição de um modelo de gerenciamento de água no país. Sua palestra será no Memorial Ven Te Chow, nome dadoem homenagem ao fundador e primeiro presidente da IWRA, que viveu de 1919 a 1981. A IWRA é uma entidade internacional, não política e não governamental, voltada à educação e ao estudo de questões sobre a água e os recursos hídricos, estabelecida em 1972. É formada por 110 países e está amplamente comprometida com melhorias no gerenciamento de recursos hídricos, respeitando questões físicas, ecológicas, químicas, institucionais e econômicas relacionadas à água. (Com informações da IWRA )