Governo garante abastecimento de água na Espanha
2005-05-02
A ministra do Meio Ambiente da Espanha, Cristina Narbona, insistiu que o abastecimento de água está garantido, apesar de o Instituto Nacional de Meteorologia ter anunciado que a Espanha passa por uma seca extrema. Narbona referiu-se ao informa que considera que o período entre novembro e março é o mais seco desde 1947, e reconheceu que a situação é muito severa, embora tenha observado que a disponibilidade de recursos é muito diferente entre as distintas bacias hidrográficas.
Narbona destacou que o Ministério do Meio Ambiente leva vários meses providenciando medidas específicas para amenizar as situações de seca e impulsionando a execução de obras de emergência. Ela assinalou, neste sentido, que o ministério aprovou, nos últimos meses, obras de emergência que superam cem milhões de euros em Murcia, Andaluzia, Ceuta e Melilla, e explicou que seu departamento estuda ações urgentes para a comunidade de Aragão.
–O Governo esperava que os dados fossem os que já haviam sido divulgados, disse a ministra, que observou que a tendência era desfavorável desde o início do ano hidrológico de setembro de 2004. No entanto, ela mostrou confiança que a entrada da primavera possa trazer chuvas que permitam recuperar reservas e fez um chamamento para que todos os cidadãos usem a água de forma racional. (El Mundo, 1º/5)