Andróide é construído com 300 toneladas de resíduos eletrônicos
lixo tecnológico / eletrônico
2005-05-02
Uma espécie de Hulk eletrônico, um andróide e 300 tonelada, feito com resíduos de eletroeletrônicos, foi construído com lixo retirado das cabeceiras do Rio Tames, em Londres. Torradeiras, limpadores a vácuos e outros eletrodomésticos estão na constituição do andróide, que tem 24 pés de altura e está à disposição dos olhares de curiosos e turistas.
O humanóide, cuja construção foi patrocinada pela Sociedade Real de Artes (RSA) e desenhado por Paul Bonomini, levou três meses para ser construído. É baseado no peso médio dos lixos de equipamentos eletroeletrônicos (Weee, sigla em inglês) que uma pessoa descarta em toda a sua vida.
Em seu corpo podem ser vistas cinco frigideiras, 12 chaleiras, 35 telefones móveis e sete limpadores de vácuo, entre outras utilidades que viraram resíduos.
A RSA espera encorajar as pessoas a reciclarem seus resíduos com esta iniciativa, alertando para a necessidade do consumo sustentável. Segundo Bonomini, a idéia de uma estrutura de sete metros é justamente intimidar as pessoas que a olham, trazendo impacto said the seven-metre structure had an eerie and intimidating quality in order to have the greatest impact on the public. –Está cheio de vísceras eletrônicas, à noite, seus olhos brilham, seu coração batem suas veias iluminam-se em verde e amarelo, afirma o designer. O andróide vai ficar exposto até 27 de maio no lado de fora do City Hall, em Londres. (The Independent, 30/5)