Instalação de plantas de celulose preocupa na Argentina
2005-05-02
A senadora argentina Laura Martínez Pass de Cresto apresentou um projeto
de lei solicitando ao Poder Executivo Nacional deter a instalação das plantas de celulose em Fray Bentos. Ela depois dirigiu-se ao presidente Néstor Kirchner, pedindo sua intervenção pessoal no tema.
Os últimos passos da senadora no assunto foram a apresentação de um projeto de comunicação, por meio do qual solicita ao Ministério das Relações Exteriores da Argentina informações sobre as medidas já adotadas e a serem adotadas pela chancelaria. O objetivo do pedido são os antecedentes negativos sobre a instalação de plantas de celulose frente à vigência do Estatuto do Rio Uruguai, por tratar-se de um curos de água compartilhado entre Argentina e República Oriental do Uruguai.
No entanto, o mesmo projeto soma-se à clara posição e trabalho do governo da província de Entre Ríos, fazendo eco ao pedido de não inovar por 180 dias a respeito do tema, a fim de efetuar estudos sérios que permitam determinar os impactos ambientais sobre o Rio Uruguai e sobre o meio ambiente da região. A senadora também diz que é preciso fazer eco à preocupação e à mobilização da população da margem argentina afetada pelo problema. (Clarín, 1º/5)