Manifestação em Pirapora (MG) contra transposição do São Francisco
2005-04-29
Deputados dos cinco estados banhados pela bacia do Rio São Francisco e parlamentares da Assembléia de Minas, além do governador Aécio Neves (PSDB), são presenças confirmadas em dois eventos que acontecem em Pirapora no dia 29/04: um ato em defesa da revitalização do São Francisco, às 10h; e uma audiência pública, às 15h, para repudiar o projeto de transposição das águas do Velho Chico, onde o governo federal quer investir R$ 4,5 bilhões.
Os dois atos são iniciativa da Assembléia Legislativa mineira e da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio São Francisco (Cipe São Francisco). Na oportunidade, será lançada uma cartilha e apresentado um vídeo para o esclarecimento e a mobilização da população barranqueira sobre os aspectos técnicos e políticos da transposição.
Além de Aécio Neves, tem presença confirmada o presidente da Cipe, deputado Antônio Passos (PFL), que também preside a Assembléia Legislativa de Sergipe. Também deverão estar em Pirapora os governadores Ronaldo Lessa (AL) e João Alves (SE).
O ato público e a audiência estão incluídos numa rodada de encontros e eventos para mobilização política, com o objetivo de barrar o projeto da forma como está proposto. Exemplos disso foram a reunião da Cipe em Aracaju (SE), no dia 30 de março, e contatos feitos com deputados federais e senadores, no dia 6 de abril, em visita a Brasília.
A estratégia adotada pela Cipe é realizar audiências nas principais cidades ao longo do rio. Em Minas, o roteiro inclui Lagoa da Prata, Três Marias, Ubaí, São Romão, Januária, São Francisco, Itacarambi, Manga e Montes Claros.
Uma reunião da Comissão de Meio Ambiente da Assembléia também debaterá a transposição em Jaíba, em 6 de maio. Os estados mais prejudicados pelo projeto de transposição seriam Alagoas e Sergipe, onde o rio corre o risco de secar, mas também Minas e Bahia não poderiam dar mais outorgas a projetos de irrigação. (Correio da Bahia 28/04)