Nova rede de escoamento em Porto Alegre levará dois anos para ser implantada
2005-04-29
Começará na segunda-feira uma obra que tem como objetivo afastar caiaques e jet-skis das ruas de Porto Alegre. Com conclusão prevista para dois anos, o conduto Álvaro Chaves-Goethe deverá recolher a água de zonas alagadiças e despejá-la no Guaíba.
Apresentada como a maior obra de drenagem em 30 anos, a implantação da rede de canalização atingirá nove bairros e promete resolver os alagamentos em áreas como a Avenida Goethe. Nos últimos anos, até mesmo caiaques e jet-skis chegaram a ser utilizados em plena área urbana em razão da incapacidade do sistema de drenagem captar a água da chuva acumulada em bairros como Moinhos de Vento, Auxiliadora, São Geraldo e Navegantes.
A construção da rede começará simultaneamente nas ruas Álvaro Chaves, Mata Bacelar e Tobias da Silva. Ao todo, 34 ruas receberão novas canalizações. Para reduzir o impacto das escavações, as vias não serão totalmente interrompidas. A única exceção, futuramente, será a conjunção das ruas Marquês do Pombal e Coronel Bordini. A prefeitura promete que a maioria dos moradores terá apenas 15 ou 20 dias de convívio com buracos e máquinas na frente de suas casas. (ZH 29/04)