Vice-prefeito de Nova Esperança do Piriá (PA) é denunciado por crime ambiental
2005-04-29
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça Federal de Belém 14 madeireiros de Nova Esperança do Piriá, nordeste paraense, por crime ambiental. Eles foram flagrados pelo Ibama no final do mês passado com mais de 1.700 metros cúbicos de madeira extraída irregularmente.
A pena prevista vai de seis meses a um ano de prisão e multa. Um dos denunciados é o vice-prefeito do município, Gerson Jorge Pauber, acusado também por incitação ao crime e constrangimento ilegal, o que pode aumentar a pena para quatro anos e meio. Pauber é sócio da
madeireira J.R.A. Carvalho Indústria e Comércio, que mantinha estocado quase 270 metros cúbicos de madeira sem Autorização para Transporte de Produtos Florestais (ATPF).
De acordo com a denúncia do procurador da República Felício Pontes Júnior contra Pauber, ele teria tentado impedir o trabalho dos fiscais do Ibama. – Além de ser responsável pela sociedade empresária denunciada, incitou os moradores da cidade contra a fiscalização realizada nas serrarias, inclusive usando seu próprio carro para transportar pessoas a fim de bloquear a estrada com toras de madeira, impedindo a saída dos fiscais, relata. O Ibama fechou 18 serrarias pela posse de madeira extraida ilegalmente e pela falta de documentação. (Agência Brasil 28/04)