Fatma vistoria locais de desmatamento no Planalto Norte catarinense
2005-04-29
Fiscais da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) estão realizando vistorias na área onde fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) encontraram desmatamentos irregulares no último final de semana. A intenção da Fatma é verificar se as licenças expedidas pelo órgão foram descumpridas. De acordo com o coordenador regional da Fatma em Canoinhas, Regines Roedes, a licença fornecida para os trabalhos na área de 40 hectares especificava a proibição do corte de espécies como canela-preta, imbuia, sassafrás, Araucária e xaxim.
Segundo A Notícia informou no dia anterior (26/04), cerca de 600 hectares de mata nativa foram cortados irregularmente para dar lugar à plantação de pínus no interior de Santa Cecília, no Planalto Norte catarinense.
Roedes lembra ainda que a licença obrigava o concessionário a manter áreas de preservação permanentes (próximas a cursos de rios e nascentes). - Antes da liberação, o autor do pedido apresentou um inventário florestal e um parecer técnico foi emitido pela Fatma, explicou o coordenador, destacando que a autorização da Fatma permitia apenas o corte de floresta ombrófila mista em estado inicial de regeneração, como prevê a lei.(A Notícia, 28/04)