Companhias prometem alto rendimento com arroz transgênico chinês
2005-04-29
As empresas de alimentos geneticamente modificados prometem altos rendimentos com a colheita de arroz alterado, que pode permitir corte de custospara produtores rurais pobres e melhorar a saúde de quem consome tais grãos afirma um novo estudo chinês. No estudo, publicado na revista Science, pesquisadores chineses e norte-americanos visavam ao uso de inseticidas em pequenas culturas piloto em fazendas.
As empresas compararam a cultura normal de arroz com as variedades modificadas, que, segundo eles, têm resistência inata às pestes. O arroz chinês transgênico foi submetido a testes de segurança por mais ou menos uma década, mas ainda não está plenamente licenciado. Um dos argumentos contra as culturas geneticamente modificadas é que elas beneficiam as empresas de sementes, mas não os produtores rurais.
Os autores do novo estudo discordam. Eles concluíram que os produtores rurais chineses que usam o arroz geneticamente modificado podem economizar no uso de pesticidas, comparativamente com seus vizinhos que plantaram lavouras de arroz comum. Além disto, podem ter benefícios à saúde. O Dr. Jikun Huang, que coordenou os estudos, disse que espera persuadir o governo chinês a licenciar o uso comercial do arroz modificado geneticamente. (BBC, 29/4)