Norte-americanos detectam prova do aquecimento global causado pelo homem
2005-04-29
A Terra está absorvendo mais energia do Sol do que a enviando de volta para o espaço, segundo um novo estudo sobre o clima liberado ontem (28/4) por cientistas norte-americanos. Eles baseiam suas conclusões em modelos climáticos de computador e em medidas das temperaturas dos oceanos.
O grupo descreve seu resultado como a fumaça de uma arma que estivesse apontada para alguém, removendo qualquer dúvida quanto ao fato de que são as atividades humanas que estão aquecendo o planeta. Os resultados estão sendo publicados na revista Science desta semana.
O estudo tem por objetivo calcular o balanço energético da Terra – a diferenã entre a quantidade de energia recebida na alta atmosfera da radiação solar e a quantidade que é enviada de volta ao espaço.
Mais do que medir o balanço diretamente, os pesquisadores colocaram dados sobre os oceanos, em particular do crescimento da flutuação global das temperaturas do mar. –Medir o desbalanço diretamente é etxremamente difícil, pois você está olhando para um número muito pequeno de retornos referentes a números muito grandes, explicou Gavin Schmidt, um dos pesquisadores do grupo do Instituto Goddard, da Agência Espacial Norte-americana (Nasa) em Nova Iorque. Segundo ele, as taxas de desbalanço parecem ser sem precedentes nos últimos mil anos. (BBC, 29/4)