GM acredita em um uso futuro do hidrogênio
2005-04-29
O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, liberou US$ 90 milhões para a construção e instalação de 200 postos de hidrogênio até 2010. Para a General Motors, à frente na pesquisa e desenvolvimento de veículos movidos a hidrogênio, é uma chance de que veículos como Sequel, o belo SUV movido a célula de combustível, apresentado no Salão de Detroit, possa ser utilizado em condições reais. Algo que já havia sido salientado em Detroit pelo presidente mundial da GMC, Richard Wagoner, salientando que, sem a participação efetiva do governo, a política de substituição de combustíveis não avançará.
O Sequel, com suas linhas fluidas, é a terceira geração de veículos da hidrogênio da GMC, iniciada a linhagem na apresentação do Autonomy em 2002, em Detroit, e do HiWire, no Salão de Frankfurt de 2003. Sua tecnologia é by wire, por impulsos eletrônicos, o que elimina grande parte dos componentes mecânicos.
Com os governos de vários estados, como Flórida, Nova Iorque e Califórnia, competindo para ver quem oferece primeiro uma completa estrutura para carros a hidrogênio, é possível que essa tecnologia, que não deixa qualquer espécie de resíduo tóxico, seja a escolha das grandes marcas globais após 2010. (CP, 28/4)