Universidade espanhola desenvolve carro ecológico
2005-04-28
A Universidade Politécnica de Valencia, na Espanha, competirá com seu veículo ecológico, o Taronjet, na Eco-marathon da Shell, uma corrida automobilística que será realizada na França, nos próximos 21 e 22 de maio. Com isto, a universidade espera correr mil quilômetros com seu carro, com apenas um litro de combustível.
O Taronjet é um carro ecológico desenhado e construído na Universidade Politécnica de Valência por estudantes e professores das Escolas de Engenharia, que participará da tradicional competição automobilística da Shell, cujo objetivo é correr a máxima distância com o menor consumo de combustível.
A equipe do Taronjet lançará as incorporações e melhorias de bólido de corridas com que a universidade competirá pelo segundo ano consecutivo na prova internacional organizada anualmente pela companhia petrolífera Shell, há 21 anos. Neste ano, o evento contará com mais de 300 participantes de todo o mundo.
A apresentação do Taronjet ocorre hoje (28/4), às 13h (horário local), no Salão de Atos do edifício 6G do campus de Vera.
A equipe da Universidade Politécnica de Valência voltará a disputar esta corrida com o objetivo de melhorar sua marca na edição passada. Em sua primeira participação, o Taronjet chegou a percorrer 528 quilômetros com apenas um litro de gasolina. Saíram 218 equipes, das quais apenas 139 terminaram a prova. O veículo da Universiade Politécnica de Valência terminou em 76ª classificação geral e em segundo lugar entre as equipes espanholas. (El Mundo, 27/4)