A contaminação da Terra é vista do espaço
2005-04-28
O cosmonatuta norte-americano Leroy Chiao e o russo Salizhán Sharípov afirmaram, terça-feira (25/4), em Moscou, que, durante os quase sete meses em que permaneceram a bordo da Estação Internacional (ISS), observaram a elevada contaminação do planeta. – É triste ver o que está ocorrendo na Terra, doía ver os fumos das fábricas e a contaminação da natureza, disse Sharípov, no primeiro encontro com a imprensa após seu regresso da ISS, no último dia 25. Junto a Sharípov e Chiao, estava o italiano Roberto Vittori, astronauta da Agência Espacial Européia, que esteve oito dias na ISS e voltou com os cosmonautas no último domingo, na nave rusa Soyuz TMA-5.
–Vimos a contaminação que a indústria produz, notamos isto especialmente no sudeste asiático, onde a cortina de fumaça nos impedia de fotografiar a região, assinalou Sharípov.
Em suas respostas aos jornalistas, os cosmonautas afirmaram que a ISS está en boas condições e que todos os sistemas funcionam perfeitamente, com exceção do Elektrón, que produz oxigênio para a estação. (Clarín, 27/4)