Projeto prevê colocação de lixeiras para pilhas e baterias em Passo Fundo
2005-04-27
O vereador Márcio Luiz Tassi apresentou projeto na Câmara Municipal de Vereadores de Passo Fundo prevendo a colocação de lixeiras específicas para o recolhimento de pilhas e baterias em Passo Fundo. Conforme Tassi, os recipientes já existentes para a coleta seletiva não são os adequados para as pilhas e baterias, materiais tóxicos ao ser humano e ao meio ambiente. Compostos de substâncias altamente tóxicas, esses produtos, ao serem descartados juntamente com o lixo comum, provocam danos ao meio ambiente, acarretando também graves riscos para a saúde. Isso porque, muitas vezes, após a compostagem, o lixo é utilizado como adubo em plantações de alimentos, que absorvem esses metais pesados e que, por sua vez, acabam por ser ingeridos pelas pessoas. Além disso, tais substâncias podem atingir e contaminar os lençóis freáticos. As substâncias tóxicas que compõem as pilhas e baterias, se liberadas, podem atingir o organismo humano não só pela ingestão - através de alimentos contaminados - como também pela inalação ou pelo simples contato.
Como exemplos, são citados o chumbo, que causa disfunção renal e anemia; o mercúrio, que gera estomatites e problema renais, além de lesões cerebrais e neurológicas; o zinco, que provoca doenças pulmonares e o manganês, que afeta o sistema imunológico.
O projeto, que ainda está sendo analisado pelas comissões da Câmara, sugere que os pontos de coleta sejam instalados nos locais de maior concentração da população.(O Nacional, 26/04)