Esteio lança cartilha ambiental
2005-04-27
Esteio tem um documento específico sobre políticas ambientais. Trata-se da Agenda 21 Mirim, que foi lançada ontem na Casa de Cultura Lufredina Gaya e, a partir de agora, estará disponível nas escolas e órgãos públicos para pesquisa dos estudantes e da comunidade em geral. A cartilha, mostrando como é possível o homem viver em harmonia com o meio ambiente, é o resultado do projeto de Educação Ambiental desenvolvido pela Prefeitura através das secretarias de Meio Ambiente e de Educação e Esportes (SMEE).
Mais que um projeto, a cartilha é o compromisso oficial da administração e da cidade de respeito e preservação à natureza.
Conforme os secretários de Meio Ambiente e de Educação e Esporte (SMEE), respectivamente Siegfried Bernich e Magela Lindner Formiga, o documento elaborado ao longo do ano passado reúne a troca de experiências entre os monitores ecológicos, professores, profissionais e autoridades do município responsáveis pelas políticas públicas. Um dos capítulos traz propostas para a melhoria da qualidade ambiental da cidade e políticas voltadas para um futuro sustentável.
A cartilha trabalha os recursos hídricos, poluição, resíduos sólidos, reciclagem e saúde. Todo o material é ilustrado com desenhos, textos e poesias elaborados pelos monitores ecológicos. O documento também traz trechos da Agenda 21 Global, resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio-92 e da Agenda 21 Brasileira. (VS, 26/04)