Disputa por hidrovia deve começar em dois meses
2005-04-27
O edital de licitação para a hidrovia entre Guaíba e Porto Alegre deve ser lançado em até dois meses. O compromisso foi assumido ontem pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) em audiência pública na Capital.
A audiência tornou públicas informações sobre a implantação do serviço de transporte hidroviário entre os dois municípios. Uma minuta do edital, a primeira versão do documento, foi apresentada.
No encontro, na sede da Metroplan, dezenas de pessoas da comunidade e empresas interessadas em administrar o transporte deram sugestões sobre o edital.
Segundo o diretor-superintendente da Metroplan, Nélson Lídio Nunes, as sugestões trazidas pelos interessados foram anotadas e servirão para a elaboração de uma outra minuta. Em até 60 dias, deve ser lançado o edital. Depois disso, em 90 dias, deve ser divulgado o vencedor.
Entre as sugestões, está a ampliação do prazo de concessão do serviço de 15 para 25 anos e o início do transporte de 120 para 270 dias após a publicação do resultado da licitação. Segundo a coordenação do projeto, deverão ser no mínimo duas embarcações, com capacidade para 90 passageiros. Cada barco terá um sistema de segurança incluindo alarme contra incêndio e sistema de navegação por instrumentos.
Para o atracadouro, em Porto Alegre, a proposta é adaptar as instalações já existentes no Armazém B-3 do Cais do Porto, que asseguraria aos usuários proteção contra temporais. Em Guaíba, o embarque seria junto à Estação Rodoviária.
Moradores de Guaíba adiantaram ontem a necessidade de que o preço do transporte seja competitivo. A Metroplan adianta que a passagem deve ser equivalente a uma de ônibus. (ZH 27/04)